terça-feira, 7 de agosto de 2012

Boas e Más Notícias!

Vamos então atualizar aqui a 'casa'! Ultimamente não tem acontecido nada de especial, daí não haver grandes novidades para dar aqui no Blog.

Mas hoje as notícias chegaram! As boas notícias são que a nossa codorniz da china pôs hoje o seu primeiro ovo!!! Ficámos muito contentes pois não esperávamos que começassem a postura tão cedo, pois são aves que estão nas nossas instalações há relativamente pouco tempo. Esperemos então que continue a sua postura no mesmo sitio, juntando os ovos, pois já lemos que nas primeiras posturas por vezes as fêmeas espalham os ovos e não lhes ligam... Pode ser que não aconteça com a nossa! Segue então uma foto deste acontecimento.




Agora as más notícias... Depois de ter terminado a sua postura nos 5 ovos a nossa periquita, Fria, iniciou o seu choco. Não sabemos o que se passou, mas nenhum dos ovos eclodiu na data prevista e as causas ainda permanecem desconhecidas pois vamos esperar mais alguns dias até lhe retirar os ovos, não vá alguma cria estar atrasada e ainda vir a nascer. As causas, a nosso ver, podem ser 3: talvez por serem jovens ou por ser a sua primeira ninhada juntos não tenham feito o 'trabalho' como devido; também pode ter sido por ter havido um choco deficiente, ou seja, das várias vezes que verificávamos o ninho os ovos estavam sempre espalhados, nunca todos juntos no mesmo sitio, daí talvez eles terem aquecido e arrefecido várias vezes; a ultima causa é o facto da falta de humidade. Lê-mos na internet que a humidade torna a casca dos ovos mais fina e ajuda a cria a parti-la e a verdade é que o sítio onde estão é um pouco abafado e daí talvez não tenham humidade suficiente para conseguirem partir os ovos. Para contornar esta última possível causa colocamos uma banheira na gaiola, mas a fêmea simplesmente ignorou-a e não a utilizou, agora só nos resta esperar ate abrirmos os ovos.



PS: Talvez ainda hoje consigamos trazer mais uma 'surpresa' para o blog! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário